Zika pode infectar 1,5 milhão este ano

22/12/2015


 

 

 

Segundo o infectologista do Hospital Universitário, Dr. Celso Ramos Filho, o vírus zika deve infectar 1,5 milhão de pessoas este ano. O Ministério da Saúde já confirmou a relação do vírus zika com a síndrome de Guillain-Barré, inflamação dos nervos que pode deixar uma pessoa paralisada. No fim de novembro, o órgão já havia confirmado a associação entre o zika e a microcefalia — malformação em que o bebê nasce com o cérebro menor e menos desenvolvido.

 

 

 

“Projeções indicam que, no pior cenário, terminaremos o ano com quase 1,5 milhão de registros de pessoas infectadas por zika no Brasil. Na melhor das hipóteses, serão 500 mil casos. Nenhuma das duas perspectivas é boa”, afirma o infectologista.

 

 

 

Segundo o médico, uma das grandes dificuldades relacionadas tanto ao zika quanto à dengue é o diagnóstico. Ambos são classificados como flavivírus, assim como a febre amarela. Para um resultado preciso, o exame deve ser feito até cinco dias após o início da infecção. Ainda não existe um teste sorológico que determine se a pessoa teve zika meses ou anos atrás.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Globo

 


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585