Whatsapp bloqueia conta de cerca de 500 farmácias de manipulação, inclusive no Rio

29/10/2019


 

O WhatsApp, utilizado mundialmente para conversas, surpreendeu pelo menos 500 farmácias de manipulação em todo o país com o bloqueio de suas contas e, em alguns casos, até o banimento do aplicativo de mensagens. Os empresários associados ao Sincofarma-Rio entraram em contato com o Sindicato e já têm seu caso sendo analisado pelo Departamento Jurídico.

Muitos também denunciaram o acontecimento à Anfarmag e se queixam de perdas estimadas em até 80%, já que os pacientes encontram dificuldades para pedir orçamentos e verificar a disponibilidade das formulações nas lojas.

 

Possíveis motivos

 

Mesmo sem ter havido nenhuma explicação formal do aplicativo, um dos motivos que levam ao bloqueio do WhatsApp, segundo mensagens aos usuários, é infringir a regra que proíbe “enviar ou solicitar informações de saúde se as leis aplicáveis limitarem a distribuição de tais informações a sistemas que não cumprem os requisitos necessários para processar essas informações de saúde”.

Outra prática coibida estaria relacionada ao descumprimento da Política do WhatsApp Business ou da Política Comercial. Práticas como o envio de publicidade sem consentimento do usuário, ou a venda de certos produtos médicos ou medicamentos sujeitos à prescrição podem levar ao bloqueio das contas comerciais. Só é permitido responder ao usuário, ou seja, se ele tiver fornecido seus números e concordado com o contato.

Caso sua conta também tenha sido bloqueada, entre em contato com o Sincofarma-Rio e fale com nosso Departamento Jurídico.O WhatsApp, utilizado mundialmente para conversas, surpreendeu pelo menos 500 farmácias de manipulação em todo o país com o bloqueio de suas contas e, em alguns casos, até o banimento do aplicativo de mensagens. Os empresários associados ao Sincofarma-Rio entraram em contato com o Sindicato e já têm seu caso sendo analisado pelo Departamento Jurídico.

Muitos também denunciaram o acontecimento à Anfarmag e se queixam de perdas estimadas em até 80%, já que os pacientes encontram dificuldades para pedir orçamentos e verificar a disponibilidade das formulações nas lojas.

 

Possíveis motivos

 

Mesmo sem ter havido nenhuma explicação formal do aplicativo, um dos motivos que levam ao bloqueio do WhatsApp, segundo mensagens aos usuários, é infringir a regra que proíbe “enviar ou solicitar informações de saúde se as leis aplicáveis limitarem a distribuição de tais informações a sistemas que não cumprem os requisitos necessários para processar essas informações de saúde”.

Outra prática coibida estaria relacionada ao descumprimento da Política do WhatsApp Business ou da Política Comercial. Práticas como o envio de publicidade sem consentimento do usuário, ou a venda de certos produtos médicos ou medicamentos sujeitos à prescrição podem levar ao bloqueio das contas comerciais. Só é permitido responder ao usuário, ou seja, se ele tiver fornecido seus números e concordado com o contato.

Caso sua conta também tenha sido bloqueada, entre em contato com o Sincofarma-Rio e fale com nosso Departamento Jurídico.


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585