Vendas no varejo superam estimativas e crescem acima do esperado

26/03/2015


 

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana que as vendas no comércio varejista no Brasil apresentaram expansão de 0,8% no mês de janeiro, acima das estimativas dos economistas de mercado, que previam crescimento de apenas 0,4%.

 

 

Na comparação com janeiro de 2014, o crescimento do varejo restrito foi de 0,6%; e no acumulado de doze meses, 1,8%. A receita nominal do setor apresentou elevação de 1,3% em janeiro, sendo que a alta no acumulado de doze meses alcançou 8%.

 

 

De acordo com o economista da Fundação Perseu Abramo, Guilherme Mello, a ampliação das vendas no varejo e da produção industrial no mês de janeiro prenuncia que o primeiro mês de 2015 não apresentará a esperada recessão, que deve ocorrer apenas ao longo dos meses posteriores do primeiro semestre.

 

 

“Mesmo crescendo, o fato é que o acumulado em doze meses do indicador de varejo restrito apresenta desaceleração frente à média dos últimos anos, o que indica uma acomodação do consumo e da demanda, afetando o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), já que a demanda interna tem sido o principal fator de contribuição positiva para seu crescimento”, explica o economista.

 

 

 

 

Fonte: Fundação Perseu Abramo


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585