Subvisa Rio alerta: Falsos fiscais estão atuando pelo WhatsApp
09/01/2018
A Vigilância Sanitária do Município do Rio, alerta em sua página na Internet que proprietários de estabelecimentos comerciais estão sendo abordados por pretensos fiscais, por telefone, com ameaças de aplicação de penalidades, como interdição e altos valores de multas, caso não depositem um valor de propina. Os estelionatários estão usando fotos e nomes de fiscais verdadeiros em perfis falsos de aplicativos de mensagens, onde deixam um número de conta bancária para depósito.
O órgão alerta que não faz contato por telefone e que todo fiscal da Vigilância Sanitária deve comparecer pessoalmente ao estabelecimento, munido de colete com nome e matrícula, ordem de serviço numerada com o nome do estabelecimento, crachá com identificação e QR Code, e Termo de Visita Sanitária numerado e com marca d’água. O código impresso no crachá pode ser acessado por qualquer celular, que terá o acesso direcionado à página do órgão, onde estão as fotos e nomes de todos os fiscais legítimos.
Em março de 2018 foi lançada a campanha “O fiscal tem sua legitimidade. Reconheça. Colabore”, que conta com peças gráficas e virtuais. E, segundo a Vigilância, não só a documentação, mas a legitimidade do fiscal pode ser conferida na abordagem feita durante as inspeções. Os verdadeiros fiscais são orientados a agir de forma respeitosa, orientando proprietários de estabelecimentos e funcionários sobre os procedimentos que devem ser feitos, para evitar riscos à saúde dos cariocas.
Toda irregularidade percebida durante as inspeções deve ser comunicada à central de atendimento 1746. A denúncia pode ser anônima.
Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585