Segundo estudo, 15% das crianças brasileiras são obesas
14/10/2015
Os casos de obesidade têm avançado nos últimos anos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o aumento foi de 75% na última década. Isso equivale a 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos. Por trás do crescimento desses números estão as mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares da população. Mas, é a obesidade infantil que tem ocupado o centro das preocupações.
De acordo com os últimos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças brasileiras, com idade entre cinco e nove anos, são obesas. “Depende da genética, mas a criança fica mais propensa a se tornar um adulto obeso a partir da idade pré-escolar, entre seis a sete anos”, revela o endocrinologista da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP), Dr. Marcio C. Mancini.
Foi pensando nas crianças, que têm adquirido hábitos mais sedentários nos últimos anos, que a SBEM-SP com apoio da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (Abeso) e da Secretaria Estadual de Saúde, realizou no último domingo, (11/10) um mutirão de atendimento ao público no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com o tema “Mudar para Viver Mais e Melhor”. Dentre os serviços oferecidos, esteve a medição de altura, peso e circunferência abdominal da população, e entrega dos folders de conscientização sobre o tema para adultos e crianças, além de distribuição de bambolês e bolas, para incentivar o hábito de exercícios físicos.
Fonte: O Estado de S.Paulo
Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585