Produção da indústria brasileira avança no mês de janeiro

13/03/2014


 

 

A indústria brasileira começou 2014 em alta. No mês de janeiro, a produção subiu mais do que o esperado. Por exemplo, uma empresa farmacêutica conseguiu crescer no ano passado 17%. A produção aumentou, assim com também cresceu o número de postos de trabalho. Atualmente, existem 2.000 empregos em todo o país, desde pessoal de chão de fábrica até mão de obra qualificada.

 

 

 

O crescimento dessa indústria não é isolado. O mercado também tem tido um bom desempenho. Entre os resultados, a indústria farmacêutica foi o setor que mais contribuiu para a expansão da atividade industrial brasileira, entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano.

 

 

Segundo o IBGE, a produção da indústria nacional em janeiro avançou 2,9%. Em dezembro, o índice tinha registrado queda de 3,7%. A alta de janeiro, ainda de acordo com o IBGE, foi generalizada em 17 dos 27 ramos pesquisados.

 

 

Além da indústria farmacêutica (29,4%), por exemplo, tiveram desempenho positivo os equipamentos de informática (18,2%) e veículos automotores (8,7%).

 

 

 

Apesar dos resultados, Guilherme Mercês, que é gerente de economia da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), não está otimista. Na comparação com janeiro de 2013, a produção da indústria brasileira caiu em 2014 e ainda deve sofrer várias pressões ao longo do ano. “O primeiro deles é o efeito da elevação recente da taxa básica de juros, que é sentida na economia com uma certa defasagem. Então, em 2014, esses efeitos serão sentidos e um outro ponto muito importante para a indústria é que o número de dias úteis neste ano é muito pequeno”, analisa o gerente da Firjan.

 

 

 

 

Fonte: O Globo

 


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585