Medicamentos contra refluxo são associados a ataque cardíaco
24/06/2015
Medicamentos amplamente utilizados contra o refluxo gastroesofágico, conhecidos como inibidores da bomba de prótons (IBPs), como Omeprazol e Lansoprazol, talvez aumentem o risco de ataque cardíaco, de acordo com dados que envolveram quase três milhões de pessoas.
Estudos anteriores descobriram que os IBPs estão associados a efeitos desfavoráveis em pessoas com doenças cardíacas e a causa talvez seja interação com o clopidogrel – medicamento geralmente prescrito após a ocorrência de ataque cardíaco. O novo estudo examina o risco de infarto em pessoas saudáveis. “Esse tipo de análise é possível atualmente graças à abrangência da disponibilidade de registros médicos eletrônicos. É um benefício desse sistema de registros eletrônico de que as pessoas estão sempre falando”, afirmou o professor adjunto de Medicina da Universidade Stanford, Nigam H. Shah.
Não foi encontrada associação entre ataques cardíacos e outra classe de medicamentos usada no tratamento de refluxo gastroesofágico, os bloqueadores H2, como Zantac, Tagamet e Famotidina. Os pesquisadores sugerem que os IBPs favorecem o surgimento de inflamações e coágulos ao interferir nas enzimas protetoras.
Fonte: UOL
Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585