Hypermarcas vende negócio de cosméticos e se volta para mercado farmacêutico
05/11/2015
A Hypermarcas informou nesta segunda (03) que celebrou contrato de compra e venda de ações e marcas com a Coty Inc. para a venda do negócio de fabricação e comercialização de cosméticos por R$ 3,8 bilhões. Os recursos, segundo a empresa, serão utilizados preponderantemente para redução do endividamento líquido da companhia.
O negócio de cosméticos da Hypermarcas inclui marcas como Bozzano, Biocolor, Monange, Risqué, Paixão e Cenoura & Bronze, dentre outras. A empresa informa que não fazem parte do negócio de cosméticos, e, portanto, não são objeto da transação, os produtos descartáveis e de cuidados infantis da companhia, composto por fraldas infantis e para incontinência das marcas Pom Pom, Cremer Disney, Sapeka e Bigfral, assim como preservativos (Jontex, Olla e Lovetex), adoçantes (Zero-Cal, Finn e Adocyl) e Dermocosméticos (Episol, Epidrat, Hydraporin, dentre outras).
Conforme a Hypermarcas, quando finalizada, a transação marcará um “passo transformador” para a empresa, cujo foco estratégico estará voltado para o mercado farmacêutico, que oferece potencial atrativo de crescimento e rentabilidade no longo prazo. A Hypermarcas é líder no segmento de medicamentos isentos de prescrição (OTC) no Brasil, como Benegrip, Rinosoro e Engov. Além disso, é vice-líder em cosméticos para a pele (Episol, Epidrat, Hydraporin) e está em terceiro lugar em genéricos.
A empresa informa que, em 2014, o negócio de cosméticos gerou receita líquida de R$ 977,5 milhões ou cerca de 20% da receita líquida total da companhia no período. O fechamento da transação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes previstas no contrato, incluindo a aprovação da transação por órgãos de defesa da concorrência.
Coty no Brasil
A Coty Inc. é uma empresa norte-americana que fabrica produtos de beleza, com foco em perfumes, produtos de cuidado com a pele e maquiagem. Em julho, anunciou a aquisição de 43 marcas de beleza da Procter & Gamble (P&G), como as colorações de cabelo Wella, Koleston e Soft Color, por US$ 12,5 bilhões. Porém, era necessário investir em instalações de produção, distribuição e comerciais, em particular em categorias em que a companhia tem pouca experiência, como tinturas, para não perder espaço competitivo.
Agora, poderá estabelecer uma estrutura de produção e distribuição para integrar o negócio local e as marcas de beleza adquiridas da P&G, pois ficará com a fábrica de cosméticos da Hypermarcas em Senador Canedo (GO) e também vai alugar 40% de um depósito da brasileira na mesma cidade. Nicolas Kischer, presidente de consumo da Hypermarcas, vai assumir o comando da Coty no País, afirmou o presidente da Hypermarcas, Claudio Bergamo, ao jornal Valor Econômico.
Coty é dona de licenças de perfumes como Calvin Klein, Chloé e Marc Jacobs, de luxo; e Playboy e Adidas, mais acessíveis. A empresa também comercializa a linha de maquiagem Rimmel e os esmaltes Sally Hansen e OPI. A Coty iniciou suas atividades na América Latina por meio de uma joint venture com a Frajo, distribuidora do grupo Boticário, em 2013.
Em 2012, havia tentado adquirir a Avon com um lance de US$ 10 bilhões, de olho em aumentar a presença em mercados emergentes como o Brasil, mas não prosperou. Ainda em 2012, ofereceu R$ 1 bilhão pela Jequiti, mas a proposta foi recusada pelo empresário Silvio Santos. A saída foi fazer acordos para distribuir seus perfumes nos catálogos da Jequiti e da Avon.
Fontes: O Estado de São Paulo e Valor Econômico
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