Expo Pharma 2017 encerra com sucesso e aprovação total ao novo modelo feirão de negócios

15/09/2017


 

Três dias de excelentes negócios fizeram o sucesso da Expo Pharma 2017, que aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, de 12 a 14 de setembro. Inúmeras empresas, representantes da indústria, atacado, varejo e prestadores de serviços estiveram presentes com estandes, assim como o Sistema Fecomércio – Sesc – Senac, que ofereceu uma programação variada de palestras no seu espaço, bastante concorrido. Segundo Fátima Facuri, diretora da Open Brasil, organizadora do evento, a edição foi uma grata surpresa: “Sabíamos que o momento econômico era difícil, mas, como sempre, acreditamos na força do setor farma. Apostamos no modelo ‘feirão de negócios’ e pela repercussão junto aos expositores e público, acertamos em cheio. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para essa conquista.”

 

 

O presidente do Sincofarma-Rio, Felipe Terrezo, concorda com o acerto na escolha: “O evento atendeu seus objetivos e o formato ‘feirão’ foi ideal para a realização de negócios. Ouvimos muitos elogios dos expositores e o varejo cumpriu seu papel, comparecendo e, assim, fortalecendo o mercado e o setor. Mas poderia ter sido ainda melhor, já que condições imperdíveis foram oferecidas para os empresários presentes. Estão todos de parabéns: organizadores, expositores e público.”

 

 

 

Expositores levaram lançamentos e promoções especiais

 

 

Para o sócio-diretor da Nextfarma, Giovani Mendes, o evento foi muito bom. A empresa decidiu lançar seu produto no canal farma em detrimento de um evento tecnológico e o resultado foi considerado uma maravilha. “Prospectamos para diversos estados: São Paulo, Santa  Catarina,  Ceará, Manaus, Maceió, Curitiba e no Rio, Zona Oeste e Baixada. Nosso produto, o App Nextfarma tem muitos diferenciais, como busca de medicamentos, agenda para alertar o cliente quando está acabando o remédio e outros, agora só falta a adesão das farmácias”, explicou Giovani.

 

A RioMarcas, segundo seu diretor comercial, Raimundo Barros, se propôs a dar visibilidade à sua marca, mostrar seu portfólio e fazer relacionamentos e negócios. “Gostamos de nossa participação. Todos os objetivos foram alcançados e pudemos mostrar que hoje atuamos com 19 indústrias de medicamentos e 14 de correlatos”, reiterou. A prospecção também foi a via escolhida pela Drogarias Carioca em sua participação na feira. Daniel Paes, diretor da rede, vislumbra novos clientes e destaca a exposição e divulgação da marca, além dos elogios recebidos.

 

“A Expo Pharma foi uma ótima oportunidade para fazer negócios e promover muito relacionamento, estar cara a cara com os clientes e mostrar a qualidade de nossos produtos”, apontou Freitas, gerente de vendas da ADV. Vanessa Lollato, coordenadora de marcas da Stevia Soul, concorda que a feira é referência para o canal farma e que foi importante a participação da empresa, para estreitar o relacionamento com o cliente, consequente disseminação dos produtos e contato para negócios.

 

Outra expositora do varejo foi a Cityfarma. Segundo Marize Nascimento, vice-presidente rede, o evento foi bom para prospecção, um dos principais objetivos, além de dar visibilidade para a nova marca. “A Expo Pharma foi bastante frutífera para novos negócios e também um termômetro para o nosso produto. Percebemos que as pessoas gostavam da nossa proposta de serviços e ferramentas, que temos um pacote que vai ao encontro dos anseios dos futuros empresários e os que já estão no mercado. Estamos em expansão esse ano para as cidades de Volta Redonda, Angra dos Reis, Vassouras e região, com o perfil de licenciamento de marca”, concluiu Marize.

 

A FluxAir lançou seu dilatador nasal há apenas dois meses e, de acordo com Leonardo Straliotto, diretor geral da empresa, fez muitos contatos com distribuidores do Rio de Janeiro, o que é muito importante para venda no produto.  “Fomos muito elogiados pelo produto, alguns até testaram e nos trouxeram um feedback muito positivo”, declarou animado. Clientes de potencial também visitaram o estande da LeadStar.  Caroline Bolíbio, analista de marketing acredita que vão gerar bons resultados e que a participação na feira foi boa também para relacionamento, pois querem atender de perto o canal farma. E avisou:”Já somos líderes em vendas em diversos segmentos e queremos isso também junto à farmácias e drogarias”.

 

Na Comercial Hillo, Bruno Santana, diretor da distribuidora SuperAção, disse que esse novo formato, de Feirão de Negócios, foi muito bem aceito. Eles levaram  para a Expo Pharma 15 indústrias. “Alavancamos as vendas, com certeza, e acredito que depois de fazer o fechamento da participação no evento, tenhamos batido nossa meta em vendas”, arrematou. Odilon Alves Neto, diretor da Frame Metalúrgica, disse que  a participação no evento foi excelente, uma ótima oportunidade de rever clientes antigos, já que estão há 40 anos no mercado. “Estou muito satisfeito, fiz relacionamentos e recebemos pedidos de orçamentos para futuros negócios”, completou Odilon.

 

Ronaldo Machado, diretor comercial da Playvender, elogiou a organização do evento e sua boa localização e acrescentou: “Fizemos negócios bons e trouxemos produtos com preços diferenciados, somente para o evento, corroborando com o Feirão de Negócios”. Na Jomargil, Álvaro Pinho, gerente comercial e João Moura, diretor, levaram 10 indústrias para Expo Pharma, entre elas: EMS, Neoquímica e Legrand. João Moura garante que  foi a melhor participação da Jomargil na Expo Pharma, foi surpreendente: “Trouxemos preços especiais e batemos nossas metas já no primeiro dia. Fizemos excelentes negócios, além disso, distribuímos brindes especiais para os nosso clientes”.

 

Também estreante e ligada ao setor de serviços e tecnologia, a Remedin, lançou o aplicativo de mesmo nome, que viabiliza a compra de medicamentos pelo celular. A plataforma, sem custos para os usuários, foi apresentada pelo gerente comercial Fernando Rodrigues e a gestora de finanças, Cláudia Amaral. O produto pretende facilitar a constante busca pelo melhor preço de um remédio de maneira rápida e fácil, onde o medicamento poderá ser comprado diretamente no app. A P&G apresentou ao varejo sua nova fralda Pampers Confort Sec Pants, de vestir; a linha Pantene Hidratação com nova embalagem; e a linha Old Spice – Cabra Macho, spray e roll-on. Luciana Neves, gerente comercial do Canal Farma RJ e ES garantiu combos diferenciados e negócios excelentes.

 

 

Feirão de Negócios

 

 

Expositores presentes: ABCFARMA, Apolo, Beautycolor, Brasterápica, Capicilin, Rede Carioca, Grupo Cimed, Rede Cityfarma, Comercial Hillo, Cota Cosméticos, Cremer, Descarpack, Embelleze, Farmax, Flora, FluxAir, Grupo Frame, Geolab, Germed, G.Tech, Hillo, Jomargil, Kanechon,  Labvix, Ledstar, Legrand,  Márcia Cosméticos, Merck, Mercur, Mondelez Internacional, Multilab, Muriel Cosméticos, Musa, Nati, Natulab, Neoquímica Genéricos, Neoquímica Smart, Nextfarma, Nova Química, P & G, Playvender,  Petita, Remedin, RioMarcas, Salonline, Sandoz, Santher, SCA, Skafe, Skala, Solar Gold, Teuto, Unilever, Vogha e Zydus.

 

 

A Expo Pharma 2017 teve o patrocínio da Fecomércio-RJ, Sesc e Senac, e o apoio do Governo do Estado do Rio, Prefeitura do Rio de Janeiro, ABEOC Brasil, RCVB, ABCFARMA, Sincofarma-Rio, Ascoferj, Anflucof, Febrafar, CRF-RJ, CRF-RS, CFF, Progenéricos, Abimip e Sincofarma Niterói e São Gonçalo.


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585