E-commerce de farmácias trazem novas oportunidades ao setor
04/09/2014
O setor farmacêutico tem descoberto a praticidade do e-commerce e a força dele nas vendas. A chegada dos empresários deste ramo à web ocorreu há pouco tempo e suscitou algumas dúvidas quanto à atuação em lojas físicas e virtuais simultaneamente, quanto à forma de gerenciar estoque e oferecer medicamentos que exigem prescrição médica na internet. Além das redes tradicionais, novas empresas vêm sendo abertas com foco exclusivo na internet, apontando uma nova tendência na indústria farma.
Assim como nas unidades de rua, os medicamentos são apenas parte de uma série de produtos vendidos pelo setor no e-commerce. Os artigos de higiene, os dermocosméticos e os produtos para bebês são outros itens com grande procura. De acordo com o relatório Webshoppers, do E-bit, no primeiro semestre de 2014, a categoria cosmética, perfumaria e saúde subiu para a segunda posição em volume de pedidos, com 16% de participação no total. O setor ficou atrás apenas de moda e acessórios, que respondeu por 18%, e passou a frente de eletrodomésticos, agora com 11%.
É justamente nesse filão que as companhias estão de olho, a fim de alcançar mais rentabilidade e visibilidade junto aos clientes. “Houve uma expectativa muito grande em relação às farmácias, mas elas ainda estão aquém de outros varejistas que atuam no virtual. Algumas empresas ingressam nesse nicho e ainda estão tateando para ganhar intimidade com o online. Elas sabem que devem estar conectadas, mas têm ciência também de que é preciso estudo e estar dentro da lei”, conta o consultor e especialista em canal farma, Gilson Coelho.
Fonte: Mundo do Marketing
Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro
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