Anvisa nega renovação de certificado e limita vendas da EMS
04/03/2015
As vendas de produtos da farmacêutica EMS ao poder público foram limitadas após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatar o descumprimento dos requisitos de boas práticas de fabricação de medicamentos. A resolução publicada na última segunda-feira (02/03) no Diário Oficial da União não impede, entretanto, a negociação dos produtos da empresa que possui fábrica em Hortolândia (SP) com instituições privadas, entre elas, farmácias.
Segundo a assessoria da Anvisa, a negativa para renovação do certificado, que atesta cumprimento de normas, impede a farmacêutica de registrar novos produtos e solicitar renovação de antigos. Também informou que a participação da empresa em licitações pode ser impedida, caso o certificado seja item exigido durante processos licitatórios. Informou ainda que os indeferimentos foram publicados em decorrência de inspeção realizada na empresa, em janeiro de 2015, pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) e pelo próprio órgão, onde foi constatado que os requisitos de boas práticas de fabricação são descumpridos.
Em nota, a assessoria de imprensa da empresa informou que todas as providências já foram tomadas com a finalidade de obterem a renovação dos Certificados de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). Além disso, lembraram que não há restrição para que os medicamentos sejam comercializados em farmácias e drogarias.
Fonte: G1
Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585